A moça da contracapa

Se você leu minha postagem “Imagens que incomodam” — viu que eu listo algumas possíveis interpretações para o que dizem seus olhos e sua boca, que eu, a cada vez que vejo a imagem, imagino o que significam naquele momento.

No dia primeiro de novembro, após ter visto e sabido do resultado das eleições de 30 de outubro naquela noite, dando Lula como vencedor, abri o computador logo cedo buscando notícias; nem peguei o cigarro e o cinzeiro, e, para mim, a moça me olhava com cara de dúvida. Gostei!

Comecei a receber mensagens do início da paralisação dos caminhoneiros, que não aceitavam o resultado, que houve fraude. Outras conclamando o povo para se postarem em frente aos quartéis clamando e com faixas, por “Liberdade”, “Nos salvem Forças Armadas”.

O sorriso da moça era da mesma alegria que eu senti.

Nos dias seguintes fui bombardeado por vídeos mostrando os caminhoneiros parados, vídeos e mensagens de voz de Juristas, Advogados, confirmando que era inadmissível que Lula fosse diplomado presidente, mídias das manifestações em frente aos quartéis de todo o Brasil.

E… mídias mostrando a Equipe de Transição de Governo trabalhando, informando que Bolsonaro fora até onde a equipe trabalhava e cumprimentou o Vice-presidente Geraldo Alkmin — apelidado pelos paulistas de “Picolé de Chuchu” quando foi governador; e de Lula na COPE 2022, pela Europa. Sempre vaiado e apupado por manifestantes de cada lugar a que ia, mas por lá, sem ficar presente comandando a transição.

A mesma coisa das manifestações de brasileiros em Nova Iorque em reunião programada, organizada e financiada por organização de João Doria — que ganhou o apelido de “Calcinha Apertada” -, quando e depois de ter sido governador de São Paulo. Foram manifestações estrondosas; mostro aqui apenas duas como exemplo:

1 — https://www.facebook.com/watch/?extid=WA-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&v=794326508296475

2 — https://www.youtube.com/shorts/XXxznPofYV4

Continuei acreditando em “O que é seu está guardado”, olhei para a figura da moça: ela também estava rindo.

Ontem, e esperei pelo ápice hoje, dia dezenove de novembro, Dia da Bandeira do Brasil.

Nada de enxurradas de mídias dobre os caminhoneiros, nada de multiplicação e aumento de pessoas nas portas dos quartéis; as que recebi, eram antigas ou mostravam menos gente se manifestando; pesquisei pelo youtube e… Veio esta! https://drive.google.com/file/d/1MblvW9LSxk0BkDN7AylJbkXQ_ksWnDjD/view?usp=sharing.

Levante-me aturdido, fui esvaziar o cinzeiro e pegar outro maço de cigarros. Ao voltar, o olhar da moça era de piedade; o sorriso, de desdém.

Abri a TV Jovem Pan no computador e vi a Jurista e Deputada Federal eleita por São Paulo, Janaína Paschoal, explicando: https://www.youtube.com/watch?v=N19GEEXy5uE&t=1351s

Quando Jânio Quadros renunciou, quem não votou nele disse para os que o elegeram: “Vocês foram enrolados um a um, como Drops Dulcora

É, fomos embrulhadinhos um a um!

Enviei o vídeo e a informação da Janaína para meus contatos.

Vários me escreveram: “Não fique tão desanimado, ainda não acabou, temos até o dia 19 de dezembro.”.

A esperança para eles não morre nem depois de sepultada!

--

--

Already watching the eighty-seventh turn of the Earth in curtsy around its King, I’m an engineer that became a writer, happy, in perfect health, body and mind.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Flavio Musa de Freitas Guimarães

Flavio Musa de Freitas Guimarães

263 Followers

Already watching the eighty-seventh turn of the Earth in curtsy around its King, I’m an engineer that became a writer, happy, in perfect health, body and mind.